‘Tucupi card’: nova opção de cachê na cena musical

Ao invés de receber cachê em dinheiro, os artistas recebem uma espécie de ‘pontuação’ no seu card – Foto: Alberto Cesar Araújo

Atuando em Manaus desde 2009, por meio do Coletivo Difusão Cultural, o Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos culturais que, além de suas atividades, tem uma forma própria de fazer a sua ‘movimentação financeira’. 

Para isso, o circuito usa os chamados ‘cards’ (que funcionam como dinheiro ou mesmo um cartão de crédito, de uso exclusivo de pessoas associadas aos coletivos), o que gerou controvérsia entre os participantes.
Na prática é assim: ao invés de receber cachê em dinheiro, os artistas recebem uma espécie de ‘pontuação’ no seu card. Com esse card, ele pode trocar por outros serviços com empresas ou pessoas que estejam em parceria com o Fora do Eixo, como se fosse um escambo.
Em Manaus, por exemplo, o Coletivo Difusão usa o ‘tucupi card’. O produtor do coletivo Caio Mota,  explica que o ‘tucupi card’ é uma forma simbólica de pagamento. Ele cita como exemplo uma parceria que o festival ‘Até o Tucupi’ fez com um estúdio de tatuagem, no ano passado.

“Ao invés de a gente dar o dinheiro, os integrantes poderiam ir lá fazer tatuagem no valor que seria o cachê. Os próprios artistas toparam isso previamente, antes de integrar o festival”, explica. Na época, o valor da parceria foi de R$ 1 mil.

Outra forma de ‘pagamento’, de acordo com Caio Mota, é a troca de um show por consultoria ou desenvolvimento de um projeto para captar recursos, feito por profissionais dos coletivos.

“É uma troca de serviços. Isso é a sistematização do escambo e sem o uso do ‘tucupi card’ seria difícil o desenvolvimento dessas parcerias”, afirma.

fonte: Em Tempo – 01/02 – por: Chris Reis

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s