Banda Stress: a primeira banda de Heavy Metal do Brasil

Bandas Nacionais: Stress

O Stress nasceu no ano de 1974, em Belém. Considera-se a primeira banda de Heavy Metal do Brasil, numa época em que gostar de Rock era sinônimo direto de transgressão, além de (ou talvez por causa de) ser um fato de pouca incidência. Tendo como cenário uma cidade provinciana e na qual predominava o modismo midiático e as raízes musicais da região amazônica, a banda enfrentou embargos como o isolamento geográfico da região, somado a um agravante doloso chamado Ditadura Militar, entre outros obstáculos que dificultaram a fluência de seu trabalho, mas que não impediram suas realizações.

Na época ainda sem nome permanente, a banda se chamava Pingo D’água, referência ao formato do bumbo da antiga bateria “Pingüim”.  Sem trabalhos autorais de início, executava covers de Rolling Stones, Nazareth, Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Seu line-up original contava com Wilson Mota (guitarra), Paulo Lima (baixo), André Chamon (bateria) e Leonardo Renda (teclado). A entrada de Roosevelt Bala nos vocais aconteceu 2 anos depois.

Pingo D'água, 1974

Pingo D’água, 1974

As primeiras apresentações aconteceram em 1976, quase sempre em festas de aniversário e festival escolares. Todos eram bastante jovens e totalmente isentos de ambições profissionais com a banda, apenas pretendiam tocar entre amigos, por diversão. No fim daquele ano, a primeira mudança na formação: a saída de Paulo Lima e sua substituição por Wilson no baixo, além da entrada do guitarrista Pedro Valente, que era visto como um músico acima da média e permitiu ao Stress alçar um vôo mais alto.

Stress, com Bala nos vocais, 1976

Com Bala nos vocais, 1976

Em 1977, aconteceu o primeiro show de fato. A partir desse passo, a banda, já renomeada para Stress, começou a arrebatar admiradores que, naquele momento, não tinham alternativas para ouvir aquele tipo de música, exceto os discos que, quando ocorria de chegar às lojas de Belém, era sempre com atraso e preços exorbitantes.

Leia materia completa, clique aqui!

fonte: A Ilha do Metal

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem-categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s