Manaus Rock Bands: Banda Espantalho

Com mais de 10 anos de estrada a Espantalho foi uma das principais bandas do norte do país. Formada por Marcos Terra Nova, Mário Ruy e Augusto Nunes, encabeçou durante muito tempo o principal movimento de música autoral na cidade de Manaus.

Na avenida Sete de Setembro, próximo à Escola Técnica, havia um bar chamado Casa da Luz, que funcionava, ao lado do Bip Top (rua Ramos Ferreira, Centro), como um dos pontos de encontro dos roqueiros manauaras – mais tarde surgiriam outros como o Ecos Bar, MacIntosh, Planeta Rock e War Zone. Era uma época de efervescência criativa, quando diversas bandas de garagem espalhadas pela cidade começaram a buscar uma sonoridade diferente, diante dos ouvidos atentos da molecada de então, sedenta por coisas novas. A equação estava fechada: havia boca que falasse, microfone à disposição e orelha interessada com algum dinheiro no bolso.

O funk engajado da Charlie Perfume, o blues da Veneno da Madrugada e o peso da Jack Daniel’s, além do indie rock da Zona Tribal e da Espantalho (chamada Scare Crow de 92 a 95) são alguns dos sons que mais marcaram esse tempo.

Voltando à Casa da Luz, numa das festas realizadas por lá, havia flores no chão, vinis nas paredes e velas acesas por onde dava. O público ficou no palco, e a Espantalho tocou na platéia a canção que se tornaria hino dessa geração, “Red”, uma das composições mais melancólicas do grupo, que
serviu de base para a letra sobre o suicídio de Kurt Cobain. É interessante observar esse fato pelos paralelos que ele traça. O Nirvana tem uma relação muito especial com essas bandas que surgiram por aqui naquela época – e provavelmente com muitas bandas de outras diversas localidades.

É o tipo de grupo que pega pela veia, que devolve o rock à molecada, que quando a gente escuta dá vontade de montar a própria banda, assim como deve ter sido com o Velvet Underground nos anos 60. Bem, o fato é que no universo restrito ao rock manauara, a Espantalho também assume um pouco esse papel de motriz indireto de novos grupos.

A banda parou as suas atividades já tem algum tempo, mas já se apresentaram em alguns revival’s após isso. agora é só torcer para os caras se reunirem novamente para mais uma grande apresentação da banda.

Músicas que merecem destaque:

Colar de Estrelas

Red

Amanhecer Dirigindo

No site da Trama Virtual tem mais músicas da banda Espantalho: clique aqui

Curta a página dedicada a banda no facebook, nela tem videos: clique aqui

fonte:

Trama Virtual e Página dedicada a banda no facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s