3º Festival TomaRRock

3º FESTIVAL TOMARROCK PROMOVE
ENCONTRO DA CULTURA INDEPENDENTE EM RORAIMA

Nesta semana, Boa Vista, capital de Roraima, recebe grandes bandas do cenário independente e importantes profissionais do audiovisual e do jornalismo cultural do país para interagir com os agentes culturais locais durante o 3º Festival TomaRRock (27 e 28/11) e seus eventos paralelos, a 1ª Semana do Audiovisual – Seda-RR (24 a 26/11), a Noite Fora do Eixo (25/11) e o Workshop Jornalismo Cultural 2.0 (27/11), resultando num grande fórum de debates sobre cultura indpendente e economia solidária. Os eventos são promovidos pelo Coletivo Canoa Cultural, o ponto Fora do Eixo de Roraima. O Circuito Fora do Eixo surgiu em 2005 através de uma parceria entre produtores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas sem vínculo com grandes gravadoras, o intercâmbio de tecnologias de produção e o escoamento de produtos da cena independente, na qual se encontra a parcela mais criativa da produção musical brasileira atual. O Fora do Eixo está presente hoje em 25 dos 27 Estados brasileiros, e sua articulação permite fazer eventos do porte do Grito Rock América do Sul 2010, realizado nos meses de janeiro e fevereiro em 74 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, e que vem sendo considerado o maior evento cultural cooperativado do mundo.

3º Festival TomaRRock

O maior festival de música independente do Estado chega à sua terceira edição, consolidando sua principal característica que é a de ser um festival que valoriza a cena local, tendo sempre expressivos convidados de outros estados. Neste ano, ao lado de destaques de Roraima como Mr. Jungle e Veludo Branco (a quem caberá encerrar o festival), o TomaRRock recebe os acreanos do Los Porongas, que prepara o segundo CD com produção de Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), e os goianos da Black Drawing Chalks, cujo CD Life is a Big Holiday for Us foi apontado pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco brasileiro de 2009. Por sua vez, a Veludo Branco é hoje a banda de Roraima que mais tem circulado; em 2010, além de lançar o CD Veludo Branco Rock’n’Roll, tocou no Rio Grande do Sul, Amapá (Festival Quebramar), Pará (Festival Megafônica) e Amazonas, onde fez a abertura do show de Blaze Bayley (ex-Iron Maiden).

Programação – SESC Centro

Sábado – 27/11

21:00 – HCL

 

21:45 – Klethus

22:30 – Sheep

23:15 – Jamrock

00:00 – Ostin

00:45 – Mr Jungle

01:30 – Black Drawing Chalks (GO)

Domingo – 28/11

18:45 – Gang do Rap

19:15 – Iekuana

20:00 – Elvis From Hell

20:45 – Alt F4

21:30 – Los Porongas (AC)

22:30 – Veludo Branco

Noite Fora do Eixo
O evento acontece na noite de quinta, 25/11 no Scaut, reunindo três bandas e o DJ Jovem Palerozzi, da Rádio Independência ou Marte (SP).
Workshop Jornalismo Cultural 2.0
Realizado pelo jornalista cultural Fabio Gomes, editor do www.somdonorte.com.br, atualmente a maior referência na internet sobre produção musical da região Norte do Brasil. O Workshop debate a experiência do site e se destina a jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas que mantenham páginas culturais na internet e acontece no SESC Mecejana na manhã do sábado, 27/11.

Semana do Audiovisual – SEDA-RR
De 24 a 26/11, acontece no SESC Mecejana a primeira Semana do Audiovisual de Roraima, SEDA-RR, com oficinas, mesas redondas e mostras de filmes independentes.
Programação:

Local: SESC Mecejana

OFICINAS

Dias 24 a 26 de novembro, das 8h às 12h:

Produção Audiovisual – Allan Gomes e Michelle Andrews, Coletivo Difusão (AM)

Transmissão de Web Rádio e Web TV– Rafael Rolim e Jovem, Massa Coletivo (SP)

Direção e Criação de Roteiro– Homero Flávio, Curupira Antenado (PA)

MESAS REDONDAS – das 15 às 17h30

24/11, quarta

Novos Modelos de Produção Cultural Colaborativa– Felipe Altenfelder e Rafael Rolim, Massa Coletivo (SP)

25/11, quinta

Articulações Políticas e Fomento Para o Audiovisual Na Região Norte– Éder Rodrigues, Associação Brasileira de Documentaristas (ABD – RR) e Núcleo de Produção Digital (NPD UFRR), Nenzinho Soares Associação Brasileira de Documentaristas (ABD – RR) e Homero Flávio, Curupira Antenado (PA)

26/11, sexta

Produção Audiovisual Contemporânea – Alex Pizano, diretor do primeiro longa de ficção roraimense, e Rafael Rolim – Massa Coletivo (SP)

MOSTRAS DE FILMES – das 19 às 21h

24/11, quarta

Filmes Fora do Eixo – Distribuidora Df5 e Filmes Curupira Antenado

25/11, quinta

Documentários e Curtas Roraimenses e Filmes Curupira Antenado

26/11, sexta

Remanescente das Sombras – Primeiro Longa Roraimense. Direção: Alex Pizano.

 

Informações para a imprensa

Coletivo Canoa Cultural

Manoel Vilas Boas
95-8115-4400
e-mail: manoelmrjungle@gmail.com

Pablo

Felippe
95-9115-3431 ou 95-8125-8437
e-mail: www.pablofelippe@gmail.com

Assessoria

de Imprensa Som do Norte

Fabio Gomes
91-8279-7680
e-mail: musicadonorte@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem-categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s